top of page

 A Cor da Atitude:  Mês 10 ►Um Novo Início com um "Vermelho transcendente"...

A reflexão em sequência, do significado das cores  no ciclo de doze meses, continua sempre avançando através de uma analogia simples sobre as nossas possíveis e diferenciadas atitudes em relação ao mundo e à existência. Projetamos a nossa subjetividade em cada coisa ao nosso redor e a cada momento. Extraímos alimento das motivações que nos permitem evoluir na cultura, arte, ciência e toda produção que humaniza o espírito e sutiliza a nossa consciência, auto-construindo-se e expandindo-se em todos os níveis. Esse é o mês da iniciativa e do impulso criativo primordial do "indivíduo". Mas esse indivíduo chegou finalmente à percepção de que não está só e de que se relaciona com o universo ou infinito, transcendendo as suas próprias disposições mais egoístas. Finalmente ele pode realizar um salto qualitativo, enquanto ao mesmo tempo, sente-se como um "nada" diante do Tudo que lhe abarca e sustenta. Ele já não está só, mas é uma unidade auto-consciente e colaborativa no todo do qual é parte ínfima. É o acréscimo dessa nova "dimensão" numérica ( 0 ) cuja conceito especial definimos por "ZERO" que melhor pode simbolizar aqui, esse estado de ser que se transforma e se desdobra em maiores e melhores desafios na senda evolutiva do auto-conhecimento. Espero que a imagem abaixo, e o vídeo consigam reforçar mais claramente a noção que esse meu texto tenta exprimir nessa fase. 

A Cor da Atitude: (Mês 8) "Rosa"

 Misteriosa e  intrigante,  a cor rosa tem sido alvo de polêmicas pesquisas científicas na atualidade, como podem ler no texto abaixo.  Aqui, me interessa lembrar que essa cor resulta da conexão entre a nossa capacidade inteligente criadora, mental-afetiva e simbólica com o aparente "nada" físico ou invisível , diferentementente dos outros padrões mais objetivos de estímulos que estão ao nosso alcance. O fato de projetarmos justamente sobre "essa cor" e não sobre outra, a nossa vivência de sentimento amoroso e da generosidade humana consiste em sua específica subjetividade cultural. Pode estar ligada ao princípio da sincronicidade de Jung e sem dúvida não deve ser limitada ao esteriótipo comum de conotação sentimentalistas manipuláveis e impostas de fora para dentro.

 

A cor da Atitude : Mês ( 5 ) : Azul

Se o verde acalma e ao mesmo tempo tonifica,  por sua vez o azul apenas relaxa e  nos concentra  no intelecto, na lógica, na razão.  Em nível mais sutil nos harmoniza a uma dimensão transcendente, diluindo de modo frio, as perturbações dos sentidos externos, mas é temporário esse bem-estar, que logo pode tornar-se monotonia.  Assim,  é importante não abusarmos da sua constância , mas conectá-la apenas, quando estivermos agitados e  a nossa mente inquieta devido ao estresse diário. ( T.Semog )

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Cor da Atitude: (Mês 7) Violeta 

Esta é a cor que encerra temporariamente o ciclo da nossa inter- subjetiva conexão cromática , através do conhecido e limitado espectro, ao longo de 7 meses.  A interação  do nosso calendário formal com os nove números naturais e as sete cores, logo será  seguida por um intervalo de dois meses dentro de uma nova ótica que não coincide com a teoria do espectro dividido exatamente como o conhecemos. Enfatizará, assim, uma nova analogia sinérgica vivenciada em outro padrão, contudo, na mesma sequência evolutiva dos significados. A presente cor  "violeta", corresponde ao nível mais sutil e elevado do espectro da  luz visível. Sua aplicação ao mês  atual, sugere a busca do equilíbrio entre ação e reflexão em nosso cotidiano. Seu padrão é exigente, de alta perfeição, que tanto pode nos inspirar, quanto nos deprimir se levarmos as atitudes perfeccionistas e ideais ao extremo.  Podemos aproveitar o momento para nos reservarmos um pouco, pois  observarmos reflexivamente as transformações em nossas vidas ou ao redor de nós, sempre pode gerar  um modo de compreensão mais transcendente e positivo que nos fortalece. Isto significa preparar-se para um novo início adiante, onde teremos pouco tempo para um mergulho em nós mesmos. Aproveitemos ao máximo agora, do prazer de estarmos bem em nossa própria companhia. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Cor da Atitude: Mês (6 ) Anil

É o momento para estimularmos os ideais de convivência em família ou da comunidade, a atenção aos mais necessitados, o desprendimento de atitudes egocêntricas que levam ao sentimento de separatividade entre as pessoas. Como podem ver, pela imagem, procurei expressar a sutileza psico-física dessa sensação da cor denominada anil, misturada ao branco, para denotar um certo equilíbrio ou adaptá-la esteticamente ao mundo da nossa percepção mais objetiva. Na verdade, é de freqüência HZ bem elevada com pequeno comprimento de onda e serve ao âmbito  da cura e harmonização através da dimensão energética que conhecemos como espiritualidade,

bottom of page